fbpx
Linkedin Instagram Facebook
Voltar ao topo
  /  Consultoria   /  Black Friday 2020: 10 dicas imperdíveis para melhorar os resultados na última sexta-feira do mês de Novembro
Black Friday 10 dicas

Black Friday 2020: 10 dicas imperdíveis para melhorar os resultados na última sexta-feira do mês de Novembro

A Black Friday está próxima:

A Black Friday está próxima: a data inventada pelo comércio americano que sucede o dia de Ação de Graças também caiu no gosto do consumidor brasileiro, que já se habituou a aproveitar a oportunidade e se jogar nas liquidações de grandes e pequenas redes de todo o tipo de segmento. Para se ter uma ideia, no ano de 2019, apenas na modalidade online, o varejo no Brasil faturou 3,2 bilhões de reais na Black Friday, 23% a mais do que em 2018. Estima-se que só no ano passado, mais de 400 mil pessoas que nunca haviam utilizado a internet para comprarem, fecharam sua primeira encomenda virtual durante o período, e com os novos hábitos forçados pela pandemia, que fizeram o setor de e-commerce crescer em 40% no ano de 2020, a tendência natural é que estes números sejam ainda maiores.

Apesar disso, o que parece ser uma mina de ouro para sua empresa vender mais, pode se tornar um pesadelo caso não haja planejamento, estratégias e ações pré-estabelecidas. Para que Black Friday seja um sucesso para seu negócio, a Trevl Consultoria e Experiência de Marca preparou 10 dicas que vão fazer você ter ganhos expressivos, conquistar clientes, aumentar o tráfego no seu site e muito mais:

 

1.Negocie previamente com seus FORNECEDORES

Aproveite a oportunidade para comprar barato dos seus fornecedores. Negocie ações para tirar produtos com baixo giro do seu estoque. O período da Black Friday tende a deixar o mercado mais comprador, e as pessoas irão estar mais propensas a comprar oportunidades devido aos descontos. Grandes empresas possuem até mesmo verba para ações de vendas de final de ano, converse com todos os seus fornecedores, tendo em vista oportunidades e comprar barato para poder revender neste período.

 

Black Friday 2020 Trevl

2.Crie um plano de MÍDIA e invista em campanhas

Reforce seus meios de chegar até seus clientes para que mais pessoas possam saber que você está com preços promocionais na Black Friday. Crie publicações nas redes sociais que atinjam seu público alvo antecipando a data. Planeje com antecedência não apenas os investimentos, mas o mix de produtos, os textos, imagens e outros conteúdos que irão compor sua campanha. Crie uma página específica para ação, exemplo trevl.com.br/black-friday e faça com que os sites de busca visualizem essa página rankeando sua empresa como uma das primeiras. Este tipo de campanha, estimula a geração de desejo do público em relação ao que você faz, e na Black Friday, também fortalece a conversão de compra em relação ao número de visitantes.

 

Black Friday 2020 Trevl

3.Crie um DESIGN único para a Black Friday

Os percentuais de desconto agressivos como 50%, 60% e 70%, preços De e Por, e identificações visuais de Black Friday são gatilhos visuais que ajudam o cliente a assimilar a oportunidade neste período. Portanto, crie uma identidade para esta data, e vincule ela a sua marca, construindo uma conexão de fácil assimilação entre você e seu consumidor. Uma receita simples que têm dado certo no Brasil, é a utilização do preto como cor de fundo, com escritas e elementos em uma cor que esteja dentro da paleta de cores da marca. Algumas empresas, como é o caso da Kabum, usam um mascote (Ninja) para representarem a chegada deste período de promoções. Outro exemplo, Magazine Luisa utiliza da Lú, personagem virtual para explorar a ação. Seja criativo e único para encantar seu cliente.

 

Black Friday 2020 Trevl

4.Prepare sua PLATAFORMA para uma chuva de acessos

Se você é do tipo aficionado por Black Friday, já deve ter se deparado com a seguinte situação: são 23h59, e você está ali, em frente ao computador ou celular esperando ansiosamente a meia noite para acessar o seu site predileto e ser o primeiro a aproveitar alguma promoção. Aí, quando o relógio zera e você aperta o f5, nota que algo deu errado: a página simplesmente está fora do ar. Isso acontece, normalmente, porque existe um excesso de usuários tentando simultaneamente o acesso aquele site, causando uma superlotação que simplesmente inutiliza a plataforma digital.

Este erro parece comum, porém, para lojas em Black Friday é um pesadelo: problemas técnicos desse gênero geram uma sensação negativa ao comprador, que, não restando opção, entrará em outro site, comprará de um concorrente seu e, de quebra, será fidelizado a outra plataforma caso tenha uma experiência de compra melhor que a sua. Para que esta situação não aconteça, contate com antecedência o desenvolvedor de seu site ou alguma empresa especializada em testes de estresse de plataforma. Fazer isso evita perda de clientes, de tempo e de dinheiro, e coopera para que sua Black Friday seja uma experiência positiva para você e para quem compra.

 

Black Friday 2020 Trevl

5.Tenha em ESTOQUE uma quantidade generosa de mercadoria

Se você oferece um desconto muito significativo em um item, é normal que, muitos usuários acessem sua página afim de aproveitar esse desconto. O que acaba ocorrendo, em muitos casos, é que a empresa não se preparou para tanta demanda, e logo nas primeiras horas do dia o produto se esgota.

Algumas das ações que foram disparadas, como emails marketing, você não conseguirá atualizar o conteúdo e as pessoas serão impactadas por ofertas que não existirão mais, neste momento se sentirão lesadas e podem fazer reclamações gerando problemas de atendimento. Se as ações que foram planejadas derem certo, as lojas vendem cerca de 30 dias em apenas 1 dia de ação na Black friday. Tenha esse número em mente e organize seu estoque dos principais itens da sua loja.

 

Black Friday 2020 Trevl

6.Aproveite esta data para vender mais de um item UP-SELL

A Black Friday é uma oportunidade única para vender mais de um item na sua loja virtual, e também para tirar de seu estoque aqueles produtos que só estão juntando pó nas prateleiras.  Para isso, crie em seu site um sistema que ofereça o up-sell de produtos relacionados aos que o usuário está procurando.

Geralmente nesta estratégia, se oferecem itens complementares, como acessórios, pois efetuar a compra apenas do item complementar se torna inviável pelo custo do frete. Aproveite para vender seus produtos e junto com eles os acessórios. Isso fará com que seu ticket-médio aumente e você obtenha lucro operacional nesta data.

 

Black Friday 2020 Trevl

7.Ofereça várias opções de frete e PAGAMENTO

No Brasil, existem diversas formas de pagamento, e para facilitar a vida do usuário na hora da compra, é importante que sua loja esteja preparada para aceitar o maior número de pagamentos possível. Boleto bancário, cartão de crédito são os mais comuns deles, porém existem outras formas que podem potencializar suas vendas.

Cashback: consiste em devolver parte do dinheiro de volta ao consumidor em compras de produtos. Melius, Ame e Beblue são exemplos de sistemas que utilizam o dinheiro de volta para fidelizar os clientes.

Milhagens: Associadas aos programas de fidelidade, as milhagens estão em ascensão em diversas companhias. Km de Vantagem da rede de postos Ipiranga, Smiles para os clientes da companhia aérea Gol, e Multiplus da Latam. Essa opção é utilizada pelas empresas para reter os clientes por mais tempo e manter um alto LTV (Live time Value).

Pix:  Pix é um meio de pagamento eletrônico do Brasil lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020. Suas chaves de transação (conhecidas como chaves Pix) podem ser cadastradas utilizando os números do telefone, CPF ou endereço de e-mail do usuário, ou mesmo através de uma chave aleatória que possibilita o acesso aos dados bancários do usuário da conta e realizar transações.

 

Black Friday 2020 Trevl

8.Toda a compra deve ser feita AGORA

Utilize gatilhos mentais para aumentar as vendas na Black Friday. O cronômetro regressivo, que calcula quantas horas ou minutos faltam para promoção acabar é muito poderoso, principalmente se tratando de black friday. Esse recurso, se utilizado de forma inteligente, cria no usuário um senso de urgência, induzindo seu cérebro a fechar logo a compra para aproveitar a promoção em questão.

 

Black Friday 2020 Trevl

 

9.Treine seu time para dar um ATENDIMENTO ágil e próximo ao cliente

Inevitavelmente, alguns clientes vão precisar de auxílio na hora de comprar pelo seu site, afinal de contas, a Black Friday reúne não apenas compradores experientes, mas também recebe uma grande demanda de novos consumidores digitais.  Problemas na plataforma, tirar dúvidas, reclamações e outros questionamentos serão trazidos pelos usuários através dos mais diversos meios: site, Facebook, Instagram, telefone, e-mail, etc.

A experiência de atendimento, faz com que os compradores se sintam mais seguros e finalizem as compras com mais rapidez. Ter uma equipe preparada e pronta para assumir esta responsabilidade faz toda a diferença, melhora a conversão de venda e evita contratempos, críticas e mais dores de cabeça para você.

 

10.Não engane seu cliente

As pessoas estão se habituando cada vez mais em compras pela internet. Estamos falando de uma geração de clientes que já sabe consumir online, e que mantém, em muitos casos, o hábito de monitorar preços com antecedência. A Black Friday é uma oportunidade que vira uma experiência de marca que, a partir de vendas de itens promocionais, podem fidelizar o cliente e fazer com que ele retorne a sua loja para fazer compras não apenas em períodos de liquidação. Se o cliente entender que foi enganado e sua experiência for negativa, ele provavelmente não voltará a fazer negócios com você, não indicará sua loja a outras pessoas, e possivelmente fará propaganda negativa da sua empresa. Tenha em mente que o cliente é seu bem mais importante, e que sem ele, seu negócio está fadado ao fracasso.

Deseja mais informações ou precisa de ajuda nas ações de Black Friday?

Converse no Whatsapp com a TREVL

Postar um Comentário

Converse no Whatsapp
Podemos te ajudar?